A Cirurgia Torácica

A Cirurgia Torácica é especialidade que trata as afecções dos pulmões, brônquios, traquéia, diafragma, parede torácica, esôfago e mediastino. É o cirurgião torácico o médico mais bem capacitado para a abordagem dos tumores torácicos (Oncologia Torácica). A cirurgias torácicas podem ser feitas através de grande cortes (Toracotomias) ou através da cirurgia Video-Assistida (Popularmente o "laser"), que na verdade não é "laser". Se trata de uma longa ótica de fibra ótica que leva luz fria para o interior do tórax e traz a imagem de seu interior para uma câmera especial de vídeo de altíssima resolução. Então atráves de um monitor de video o cirurgião e sua equipe pode "filmar" o interior do peito, e por meio de pinças especiais longas, realizar as mais diversas cirurgias que no passado eram feitas apenas através de uma toracotomia (grandes cortes).

É especialidade historicamente antiga, embora apenas reconhecida legalmente no brasil em 19XXXXX. Seus primeiros relatos vem antes de Hipócrates com relatos sobre o empiema pleural (pús na pleura).

Passa posteriormente por Ambrose Paré com sua descrição do enfisema subcutâneo (Ar no em baixo da pele - o subcutâneo). No começo do século 18 Hewson foi quem primeiro relatou sobre o Pneumotórax (conhecido anteriormente como enfisema interno).

 

 

Cirurgia Torácica - Dr. Leonardo Cesar Silva Oliveira

Av. Pontes Vieira, 2551 - Fone: 3227-3343

leonardo@toracica.med.br

Melhor visualizado em 800x600

 

Atenção

A medicina é ciência em constante mudança e atualização. As informações deste site não devem servir como orientação para diagnóstico e tratamento, e sim apenas como material ilustrativo. O autor se limita a análise e leitura das informações mais novas existentes na literatura mundial. Novas drogas, exames e tratamentos surgem dia após dia. Assim como as informações são dinâmicas e erros humanos podem acontecer, o autor não garante que as informações aqui citadas são completas ou verdadeiras no atual momento e não se responsabiliza por erros conceituais dos trabalhos usados como fonte das informações aqui contidas. Assim o visitante deve usar essas informações apenas como base da sua avaliação e procurar seu médico para os devidos esclarecimentos e individualização para seu caso. Os computadores não devem substituir a relação médico paciente.